Home > Blog > NOSSO MUNDO É TRANSMÍDIA. MAS AFINAL, O QUE ISSO SIGNIFICA?
A Trama da Crama
| Inspiração


NOSSO MUNDO É TRANSMÍDIA. MAS AFINAL, O QUE ISSO SIGNIFICA?

  Já parou para pensar em quantos devices você acessa desde a hora de acordar até o momento de ir…

por Crama Design em 22/05/2015
transmidia

transmidia

 

Já parou para pensar em quantos devices você acessa desde a hora de acordar até o momento de ir dormir? Smartphones, laptops, rádio, televisão etc. Com tanta informação recebida de todos os cantos, como conseguir se comunicar diante dessa quantidade enorme de estímulos externos?

Cada vez mais precisamos afinar nossos critérios pessoais e profissionais para nos alimentar de informação relevante. Além disso, somos produtores de conteúdo e fonte de conhecimento para outras pessoas. Então, chegamos à seguinte conclusão: vivemos em um mundo socialmente conectado.

Em meio a tudo isso, o que significa transmídia?

Tecnicamente, transmídia é uma estratégia de comunicação que se dá através da convergência dos meios.
Com tantas informações provenientes de diferentes canais, uma mesma história pode ser ampliada e aprofundada ao ser contada de modo complementar em diversas mídias. Além de garantir um alcance maior e mais heterogêneo, esse tipo de processo que ocorre na comunicação atual é apenas o start para uma possível construção coletiva de uma narrativa.

E por que gostamos tanto de histórias?

Em um mundo no qual somos bombardeados de conteúdo, precisamos estar acima do ruído para comunicar algo. Ou seja, precisamos ser realmente relevantes para conseguir atenção. E a forma escolhida para difundir a sua mensagem pode levá-la a um mundo de infinitas possibilidades. Segundo pesquisas científicas, o Storytelling é um formato reconhecido por acessar todos os níveis do cérebro humano: intuitivo, emocional, racional e somático. Isso porque gera empatia no receptor da mensagem ao conseguir associar a história contada às suas experiências pessoais.

Por isso, desdobrar a informação em tantos canais é uma oportunidade e um desafio ao mesmo tempo. E aí, topam essa aventura?

Tags

  • Crama
  • | crama design
  • | Design
  • | transmídia

Compartilhe