Home > Blog > CRAMA 30 ANOS | Case 6: Branding do Grupo Soma
A Trama da Crama
| Construção de Marca


CRAMA 30 ANOS | Case 6: Branding do Grupo Soma

Um universo que se expande em novas ideias, talentos e conquistas. Esta é a essência do Grupo Soma, dono das…

por Crama Design em 04/02/2022
Projeto de Branding do Grupo Soma

Um universo que se expande em novas ideias, talentos e conquistas. Esta é a essência do Grupo Soma, dono das marcas de moda mais desejadas do Brasil.

 

Projeto de Branding para o Grupo Soma

 

No primeiro contato com a CRAMA, em meados de 2019, o pedido deles era bem simples: uma nova identidade para o quadro interno de Valores de Soma, o grupo de moda que na época já era referência nacional em M&A, o mercado de fusão e aquisição de grandes marcas.

Acostumados aos bastidores, na incansável tarefa de consagrar marcas em verdadeiros objetos de desejo, o grupo ainda não tinha se dado conta de todo o potencial e personalidade da sua própria marca.

Não era para menos.

Representando as já admiradas Animale, Farm, Maria Filó, Foxton, Chris Barros, NV e, dentre outras mais, a recém-adquirida Cia. Heringo core business do grupo sempre foi prover uma gestão eficiente de logística, inteligência e inovação para que essas marcas tão queridas pudessem se dedicar exclusivamente ao que sabem fazer de melhor: brilhar nos corações e mentes de seus consumidores.

Projeto de Branding para o Grupo Soma Projeto de Branding para o Grupo Soma

Foi a partir da etapa de Estratégia, em um trabalho cuidadoso de imersão e muitas entrevistas com pessoas-chave, que percebemos todo um espaço a conquistar – e até mesmo uma tímida aspiração interna de ser algo muito maior.

Descobrimos que o Grupo Soma tinha o espírito desbravador, de uma marca corajosa que segue à frente, abre caminhos, inventa novas oportunidades de negócio e reinventa as fronteiras do seu segmento.

Screen Shot 2021-10-06 at 17.19.14

Era preciso não só assumir e refletir essa personalidade destemida, como também difundi-la internamente e consolidá-la para o mercado, valorizando a ousadia de quem busca desafios e os transforma em conquistas.

Screen Shot 2021-10-06 at 17.21.55

Conhecemos a fundo o DNA do grupo para delinear com precisão a sua Essência, Propósito, Tagline e novos Valores, e assim revelar a verdade de uma marca tão admirável quanto as marcas que representa.

A Estratégia foi a nossa base para criar a Identidade Verbal. Palavras e ideias que traduzem a alma e o dia a dia do negócio foram para o site, redes sociais, projetos de ambientação, ações variadas e campanhas internas e externas.

Ora de forma poética e inspiradora, ora motivante e empoderada, o objetivo de gerar identificação nas pessoas e valorizar os talentos de casa se tornou a grande mensagem da comunicação.

Projeto de Branding para o Grupo Soma

Mas é na Identidade Visual que a inquietude e a pulsação ganham uma força arrebatadora, à altura do Grupo Soma.

Desde a divulgação de sua entrada na Bolsa de Valores, com recordes na venda inicial de ações, passando por relatórios trimestrais multicoloridos e impactantes, até vídeos carregados de emoção que unem colaboradores e fornecedores num mesmo sentimento, a atual Identidade Visual do Grupo Soma simplesmente catapultou a marca a uma nova dimensão.

O grande diferencial que faz do grupo líder no segmento é a preservação imprescindível da essência original de cada uma de suas marcas de sucesso. Algo como um grande universo integrado, mas onde cada marca é uma estrela diferente, brilhando do seu jeito muito especial.

Essa foi a grande inspiração para a Identidade.

Projeto de Branding para o Grupo Soma

Formas e elementos gráficos flexíveis que se expandem, se adaptam e envolvem toda a expressão de Soma, compondo um gigante universo mutante e em contínuo movimento. A paleta variada confere a energia, a diversidade e a onipresença do grupo, ao mesmo tempo que conecta as nuances de cada momento de seu espírito desbravador. 

Screen Shot 2021-10-06 at 16.37.11 Projeto de Branding para o Grupo SomaProjeto de Branding para o Grupo SomaProjeto de Branding para o Grupo Soma

De um simples pedido inicial, até as peças cheias de personalidade dos dias de hoje, o resultado é um grandioso e deslumbrante projeto de branding, que segue em andamento, mais consistente, pulsante e presente dia após dia.

Uma conquista que não para nunca, ganhando corpo, curvas e brilho em cada detalhe, em cada novo desafio, em cada nova peça de comunicação. Escolhida como parceira especialista em projetos estratégicos da marca, a CRAMA acompanha lado a lado os movimentos mais relevantes da equipe interna de comunicação e ajuda a afinar o tom junto a outras agências que atendem ao grupo.

Como muitas de nossas parcerias, essa história continua em plena evolução e crescimento. Fluida, sedutora e cada vez mais forte para se expandir até onde a gente quiser ou sonhar. Porque hoje para o Grupo Soma, nem mesmo o céu é mais o limite.

Projeto de Branding para o Grupo Soma

Compartilhe