Home > Blog > CRAMA 30 ANOS | CASE 2: Rio450
A Trama da Crama
| Construção de Marca


CRAMA 30 ANOS | CASE 2: Rio450

Você já ouviu falar sobre UX Branding? Imagine só identidades de marca e logos que preveem interação com o consumidor!…

por Crama Design em 30/07/2021
Case Crama Design de UX Branding: Rio450

Você já ouviu falar sobre UX Branding? Imagine só identidades de marca e logos que preveem interação com o consumidor! Não precisa mais apenas imaginar. Conheça agora o segundo case do Especial de 30 anos da CRAMA DESIGN, o maior projeto de criação coletiva do mundo. Nossa marca comemorativa dos 450 anos do Rio.

Case 2: Marca comemorativa Rio 450 anos

Quando entramos nesse projeto,  pergunta norteadora foi: como criar uma marca para comemorar os 450 anos de uma cidade conhecida como cidade maravilhosa?

O projeto vinha com a tremenda responsabilidade e a comparação inevitável com o histórico símbolo criado em 1965 por Aloisio de Magalhães, um dos maiores designers brasileiros, para os 400 anos da cidade… E mais, esperava-se uma solução que alcançasse o mesmo engajamento que o evento Rio 400 anos obteve.

Importante lembrar que, nessa época, vivíamos as históricas manifestações de 2013, que mobilizaram milhões de brasileiros país afora, numa clara mensagem de repúdio às instituições políticas. “Isso não me representa” era a palavra de ordem naquele momento, e sabíamos que qualquer símbolo para uma festa que fosse proposta pelo governo seria muito provavelmente rechaçado. A solução era focar no personagem e não na cidade. A marca ser de cada pessoa e tentar desvinculá-la ao máximo da prefeitura, que era a promotora da festa.

Chegada a essa conclusão, precisávamos encontrar uma marca narrativa que convidasse todos a estarem em torno de uma mesma ideia. Uma marca que integrasse, pois deveria traduzir um Rio que respeita as diferenças e promove expressões individuais.

Um grande desafio, muitas mentes

Um desafio gigante! Como criar uma marca que fosse única, porém múltipla, que representasse a essência de cada carioca, mas que fosse acolhida pelas tribos tão diversas que compõe nossa sociedade?

Equipe junta em processos de brainstorming

Time da CRAMA trabalhou junto em cima do grandioso desafio.

O início de tudo foi uma grande reflexão sobre o que é ser carioca. Todo o time CRAMA se envolveu num grande debate estratégico e criativo. Ideias brotaram para definir o perfil desse carioca que tem orgulho de ser o que é, cheio de ginga e personalidade. Mas, como criar a marca para comemorar um estilo de vida, um DNA múltiplo e ao mesmo tempo singular?

A marca dos 450 anos do Rio de Janeiro é uma expressão que, além da cara do carioca, era a cara da comemoração da festa. Uma proposta para provocar reflexões lúdicas sobre quem somos e o quanto amamos estar onde estamos. Ela foi pensada para resgatar o orgulho de pertencer, a partir de uma ideia simples e direta: se o carioca é multicultural, multiétnico e multifacetado, a marca deve espelhar tudo isso.

Rio_450_6

 

A solução

A partir dessa ideia, criamos uma marca que identifica o povo do Rio e faz graça com o seu jeito; uma marca que representa o que o carioca tem de mais essencial, mostrando o perfil de quem tem orgulho de ser o que é.

Buscamos a essência dos cariocas.

Buscamos criar uma marca que representasse o que o carioca tem de mais essencial.

Composta pelos três números da celebração (4-5-0), a marca é o perfil do nosso personagem: do Marcos, da Paula, do Robson, da Helena, do Peter, da Kelly… e de todo mundo que faz parte do Rio, seja por nascimento ou por escolha.

Uma marca aberta para cada pessoa criar a sua própria expressão.
Uma marca de todos.

Uma marca democrática!

O resultado foi além do esperado!

Milhares de marcas Rio450 brotaram aos 4 cantos da cidade desde o dia do seu anúncio.

Seu uso livre fez a festa ganhar as redes sociais, as ruas, escolas, vitrines de lojas e, muito importante, centenas de marcas usaram suas verbas de marketing, criando suas versões, e enfeitaram a cidade, representando grande economia para os cofres públicos.

Um sucesso de engajamento e criação coletiva!

Rio 450. Viva a Carioquice!

Tags

  • branding
  • | Marca comemorativa
  • | Rio de Janeiro

Compartilhe