Quiosque Oi


COMO LEVAR A MESMA EXPERIÊNCIA
DE UMA MARCA PARA OS QUATRO CANTOS
DE UM PAÍS CONTINENTAL?

 

A PROPOSTA

Com 60 milhões de clientes e uma receita líquida de R$ 28 bilhões,
a Oi é líder absoluta em telefonia fixa e serviços convergentes no Brasil.
Nosso desafio era criar uma solução customizável e alinhada com a nova loja Oi,
que viabilizasse a oferta de seu extenso portfólio de produtos. Mas como fazer isso
em um país com 200 milhões de habitantes e repleto de contrastes socioeconômicos?

A SOLUÇÃO

Mais do que um projeto inteligente para a gigantesca Telecom brasileira, a Crama
criou um quiosque que atende à estratégia da Oi de capilarização e democratização
da tecnologia por todo o país. O novo quiosque Oi permite à marca ampliar a sua
presença no varejo e levar inclusão digital para as mais diversas realidades,
oferecendo exatamente tudo o que o consumidor teria em uma loja Oi, porém com
um espaço de apenas 10 metros quadrados. Para isso, a solução contou com uma série
de características indispensáveis que permitiram colocar essa estratégia em prática,
indo desde a produção de baixo custo e a montagem rápida até a grande versatilidade
na exposição e degustação de produtos e serviços.

O IMPACTO

O projeto está ainda na fase piloto, mas já se revelou um sucesso pela capacidade
de penetração em locais onde muitas vezes nem a loja Oi consegue chegar.
Por seu raciocínio estratégico na ocupação do PDV, o novo quiosque Oi ganhou bastante
destaque na última feira internacional Rio+Design Milão. Ele também já conquistou
o prêmio IDEA/Brasil 2014 e, atualmente, está concorrendo ao IDEA Awards.

PRÊMIOS

| IDEA Brasil 2014

O que esse projeto tem:

  • | Oi
  • | PDV
  • | Prêmio Idea
  • | Quiosque
  • | User Experience

Ficha Técnica

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Lojas Oi São Paulo


COMO FAZER UMA REDE DE FRANQUIAS DE ALTO VALOR E,
AO MESMO TEMPO, ADAPTÁVEL A PÚBLICOS DIVERSOS?

 

A PROPOSTA

A entrada da Oi em São Paulo previa a abertura simultânea de 50 lojas, com um novo padrão de design
que atendesse aos diferentes públicos no estado e que combinasse grande impacto visual, baixo custo
e agilidade de montagem. Tudo isso em um prazo extremamente curto.

A SOLUÇÃO

A resposta foi design modular e flexível: um sistema de painéis independentes, fixados sobre encaixes
e adaptáveis a lojas diferentes, para oferecer adequação, atualização constante, interatividade,
experiências diferenciadas e ofertas específicas para cada tipo de público das muitas realidades
de São Paulo. O projeto gerou a percepção de respeito, cuidado, inclusão social e muita qualidade,
tanto para consumidores de baixa renda quanto para os de maior poder aquisitivo. A arquitetura
única, formada pelo conjunto de painéis, alinhou a identidade Oi com uma padronização inteligente
e um sistema de produção ágil. Os materiais e processos da operação foram elaborados com
responsabilidade ambiental, reduzindo custos e desperdícios; e a montagem, feita nas próprias lojas,
garantiu o tempo recorde na implantação e a facilidade de manutenção.

O IMPACTO

A Oi foi a primeira operadora a oferecer tantas lojas com tecnologias interativas e ofertas adaptadas
para públicos tão variados. Em 6 meses, a entrada da Oi em São Paulo arrebatou cerca de 3 milhões
de clientes. Em 2009, o projeto conquistou o Prêmio Idea Brasil, na categoria Design de Ambiente.

PRÊMIOS

| IDEA Brasil 2009, CATEGORIA DESIGN DE AMBIENTE

O que esse projeto tem:

  • | Design de Ambiente
  • | Loja Própria
  • | Oi
  • | Prêmio Idea
  • | User Experience

Ficha Técnica

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Oi Cabine Telefônica


COMO REINVENTAR A EXPERIÊNCIA DE TELEFONAR
DA RUA DE OLHO NO BEM-ESTAR E NA SEGURANÇA?

 

A PROPOSTA

Fazer uma ligação do telefone público de um aeroporto nem sempre é algo simples:
o ambiente costuma ser bastante movimentado, sem privacidade e, muitas vezes,
leva o usuário a dar as costas para a bagagem. Como fazer isso de um jeito diferente?

A SOLUÇÃO

Livrar o telefone público da parede e deixá-lo em uma posição perpendicular permitiu
aos usuários uma visualização completa do ambiente, do painel de voos e de suas bagagens.
O resultado é a experiência de fazer chamadas com mais tranquilidade e conforto.
O design da Cabine Telefônica Oi permite ainda que a própria sirva como divisória.
Pensada de forma sustentável e modular, a solução pode atender a diferentes usuários e funções:
a troca das interfaces cria configurações para diferentes usuários – cadeirantes e deficientes
auditivos – e para múltiplos objetivos, como comunicações institucionais, promocionais
e de serviços. Em uma mesma solução, segurança, privacidade, funcionalidade, versatilidade
e simplicidade produtiva.

O IMPACTO

A nova cabine telefônica para aeroportos surpreendeu pela inteligência e simplicidade da solução.
Em 2010, ela foi contemplada com o Prêmio Idea Brasil, na categoria Comerciais e Industriais.
Em virtude da revitalização dos aeroportos de todo o país, o projeto está em andamento.


PRÊMIOS

| IDEA Brasil 2010, CATEGORIA COMERCIAIS E INDUSTRIAIS

O que esse projeto tem:

  • | Acessibilidade
  • | Design de Produto
  • | Estratégia
  • | Prêmio Idea
  • | User Experience

Ficha Técnica

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Oi Comunicação Interna


COMO MOTIVAR, CONVOCAR E EMOCIONAR OS
COLABORADORES DA MAIOR TELECOM DO BRASIL?

 

A PROPOSTA

Durante 5 anos, a Crama foi a agência responsável pela comunicação interna da Oi, falando
com um público de cerca de 8 mil colaboradores espalhados por 27 regionais de todo o Brasil.

A SOLUÇÃO

De simples mensagens diárias a grandes campanhas corporativas que duravam meses,
tivemos que combinar estratégia e criatividade dentro dos pólices e do tom verbal da marca.
A linguagem Oi usada na mídia foi adaptada, reinventando um estilo mais leve, direto e inovador
de fazer comunicação interna. Mesmo utilizando apenas o banco de imagens da Oi e as suas 3 cores
institucionais – o acqua, o lilás e o laranja –, conseguimos dar destaque aos assuntos da companhia
através de elementos gráficos na identidade visual, conceitos criativos, ações especiais, brindes
diferenciados e ambientações temáticas. Era um trabalho amplo que envolvia a parceria com o cliente,
análises periódicas, busca de referências e o acompanhamento constante da equipe, para que assim
as campanhas não virassem “paisagem” dentro do ambiente corporativo.

O IMPACTO

Ao longo de 4 anos, foram criados quase 700 projetos, entre comunicados, campanhas,
ações e ambientações. Muitas campanhas tiveram um grande envolvimento dos colaboradores,
com participação muito acima da média; brindes como, por exemplo, os livros para o Dia das
Crianças Oi fizeram tanto sucesso que tiveram suas tiragens redobradas e concorreram
a prêmios renomados.

PRÊMIOS

Livro “A Velha Roupa Nova do Rei”
| ABP, Festival Brasileiro de Publicidade 2010,
CATEGORIA PUBLICAÇÕES
Livro “16 Homens Valentes”
| Finalista Prêmio ABERJE 2008,
CATEGORIA COMUNICAÇÃO INTERNA

O que esse projeto tem:

  • | Campanha
  • | Comunicação Corporativa
  • | Comunicação Interna
  • | Conceito gráfico
  • | Livro
  • | Projeto Editorial
  • | Projeto Gráfico

Ficha Técnica

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