ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber semanalmente conteúdo exclusivo sobre Branding, Design, Criatividade e Negócios.

MetrôRio


COMO FAZER MILHARES DE PESSOAS
ACHAREM O CAMINHO CERTO TODOS OS DIAS
DE FORMA MAIS SIMPLES E INTUITIVA?

 

A PROPOSTA

Com a proximidade dos grandes eventos que tomarão conta da cidade do Rio de Janeiro
nos próximos anos, o MetrôRio precisava de um projeto de sinalização inteligente,
padronizado e de alta durabilidade.

A SOLUÇÃO

Mais do que um projeto de nova sinalização, tivemos que criar para o MetrôRio uma inteligência
de fluxo que considerou todos os pontos de vista de quem mais entende do serviço: aqueles que
usam o transporte. Para aprofundar o entendimento sob este olhar, foram feitos workshops,
estudos de diferentes perfis de usuários e visitas a todas as estações, resultando em um sistema
de orientação mais eficiente e simples, que não só padronizou as informações dentro do ambiente,
como também eliminou o excesso de placas e até mesmo reduziu os custos de sinalização.
A solução contemplou também a sustentabilidade e a praticidade, com materiais de altíssima
durabilidade e de manutenção rápida e fácil. Tudo isso porque, quando se trata de orientar e informar
em um ambiente por onde passam milhares de pessoas todos os dias, a premissa básica é de que
“menos é muito mais”.

O IMPACTO

A Crama fez o projeto piloto na Cinelândia, e a nova sinalização encontra-se em fase
de implementação em todas as outras estações. Ainda assim, a sua eficiência já foi comprovada
no dia a dia pelos usuários do MetrôRio e por diversas mídias, revistas e eventos especializados.
O projeto teve um grande destaque na primeira Semana Design Rio, em 2013.

O que esse projeto tem:

  • | Design de Produto
  • | Sinalização
  • | User Experience
  • | Workshop de Cocriação

Ficha Técnica

Compartilhe

  • | :