Rio+Design


COMO MOSTRAR AO MUNDO
QUE O RIO REFLETE DESIGN EM TUDO?

 

A PROPOSTA

Criar marca, identidade visual e conceitos de comunicação para uma das primeiras
Design Week do Rio de Janeiro. Mais do que traduzir a presença do design no cotidiano,
era preciso projetar a cidade como “Capital Criativa do Brasil”, ampliando o seu potencial
turístico. A partir daí, e uma vez que a inovação tem tudo a ver com design, acreditávamos
que deveríamos evitar ícones óbvios da cidade, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar
ou o calçadão de Copacabana.

A SOLUÇÃO

A Rio+Design colocou a cidade no roteiro do design mundial. E para projetar o Rio como capital
criativa, destacar sua vocação natural para o design e traduzir essa presença no dia a dia carioca,
escolhemos o sol como o seu símbolo. Presente todos os dias, iluminando as belezas da cidade
e o povo criativo, o astro é representado em uma marca fluida, múltipla e em 3 opções gráficas,
que vão desde a sua versão a pino até a poente. Sua luz projeta-se sobre os objetos cotidianos,
gerando sombras coloridas que refletem os benefícios do design para vidas melhores e inspiradas.
A assinatura “Todo dia. Em todo lugar. É só olhar.” reforça a mensagem de que o design está
em tudo e faz parte da nossa cena.

O IMPACTO

O projeto contribuiu para que o Rio se firmasse definitivamente como um ponto de convergência
nacional e internacional em design. A marca Rio+Design obteve alto grau de mobilização na cidade
e passou a ser a “cara” do design carioca. Recentemente, teve grande destaque na Semana Design
Rio, patrocinada pelo jornal O Globo. E desde 2009, o projeto tem uma edição especial, a Rio+Design
Milão, com um importante espaço na feira Salone Internazionale del Mobile, que acontece todos
os anos na Itália.

O que esse projeto tem:

  • | Comunicação
  • | Identidade Verbal
  • | Identidade Visual
  • | Marca
  • | Motion Design

Ficha Técnica

Compartilhe

  • | :